TSE tira maior ficha-suja do País da disputa eleitoral

Um bandido a menos com mandato. Por unanimidade,  na noite de ontem, o TSE livrou o Brasil do vexame de ter o maior vigarista  da seara política governando um estado — no caso, o Mato Grosso.

Trata-se de José Geraldo Riva, multiprocessado deputado estadual que responde a duas centenas de ações judiciais, já teve dois mandatos cassados por compra de votos e foi afastado várias vezes da presidência do Legislativo estadual por causa das condenações por improbidade, corrupção e outros desvios.

riva

Riva é uma espécie de síntese das deformações morais, políticas e éticas que acometem a política brasileira. É um capo perfeito. É ele quem controla com mão-de-ferro a propina que corre solta em Mato Grosso. Apesar de todos os seus vícios, tem o apoio unânime dos colegas de plenário.

Mas não se engane pensando que o capo pantaneiro vai se conformar. Uma das alternativas que vêm sendo tramadas em seu covil é a substituição do ficha-suja por sua mulher, Janete Riva. Experiente como o marido, ela também já esteve presa e conhece bem os dissabores que pessoas que atuam como seu consorte às vezes têm que enfrentar.

Felizmente o eleitor mato-grossense parece ter se cansado de ser tungado. Popular nos grotões, Riva amarga um desonroso terceiro lugar na corrida ao governo estadual, perdendo longe de seu principal algoz, o senador pedetista Pedro Taques, e para o candidato petista Lúdio Coelho.

Se a Justiça não for suficientemente eloquente para tirar Riva da vida pública, o eleitor cuidará de fazê-lo.