Aquecimentistas perdem mais uma. A moda agora é ‘resfriamento’ global

Captura de Tela 2013-09-12 às 12.44.19

A imprensa estrangeira começa a despertar para o jogo de manipulação dos chamados ‘aquecimentistas’, cientistas que há décadas pregam o caos climático provocado por um suposto efeito estufa que a natureza teima em contrariar.

Depois que periódicos da Russia e dos Estados Unidos passaram a estampar manchetes que privilegiam estudos empíricos do clima em detrimento das previsões feitas por supercomputadores, agora é a imprensa inglesa que chama a atenção para o fato de que o aquecimento do planeta terminou há 16 anos.

Clicando na imagem acima você pode ler, em inglês, uma reportagem do jornal britânico Daily Mail sobre o assunto. A matéria chama a atenção para o fato inquestionável de que nunca houve tanto gelo no Ártico quanto agora. Só no ano passado, as plataformas geladas aumentaram pelo menos 60 por cento em área.

A despeito de todas as evidências, aquecimentistas continuam espalhando o terror sobre os efeitos perversos que o efeito estufa irá acarretar no futuro. A essa respeito, a TV Diurna entrevistou o meteorologista Luiz Carlos Molion, que constitui hoje o principal contraponto à hegemonia pseudo-científica de parte dos ambientalistas. A entrevista pode ser vista no box abaixo.

6 thoughts on “Aquecimentistas perdem mais uma. A moda agora é ‘resfriamento’ global”

  1. Fábio,
    ficou bem bonito o novo blog/página/qualquer coisa. E parece ter herdado a simplicidade para comentários. Legal.
    No seu texto deste post, aparece TV Diurna – é Acta diurna, não é?
    Abs.,
    de MarceloF.

  2. Caro Pannunzio, um conselho quemossabi… em relacao aas mudancas do clima, ee melhor esperar. E aconselho a entender melhor o q ee mudancas climaticas, pois 1 ano ee muito pouco. Certamente haa muito mais climatologistas q acreditam no aquecimento global do q climatologistas ceticos. Com relacao a uma hipotese do Dr. Molion (q o Sol vai diminuir a atividade), e o q acontece qdo o Sol voltar a aumentar a sua atividade e a qtdade dos gases do efeito estufa aumentarem? Outra coisa, entendo q haa uma certa desconfianca c/ as CONSEQUENCIAS do aquecimento. Eu tb nao dou muita confianca em modelos climaticos. Porem, isto entra na parte da gestao, na parte da politica, onde haa o gerenciamento de risco. Veja o caso do desabamento do metro de Pinheiros em 2007. Houve fortes chuvas q os engenheiros nao previram q aconteceria…

  3. Caro Pannuzio

    O que o Daily Mail prestou (e infelizmente reproduziste) é um grande desserviço. Na própria mídia (incluindo jornais realmente sérios, como The Guardian) já apareceram textos desmontando isso aí.

    Aliás, é lamentável que haja pessoas como o Sr. Molion, que, ao invés de oferecerem contribuições científicas concretas atacam a própria comunidade. Presta-se ao mesmo papel que os cientistas (sempre em final de carreira) que mancharam sua biografia ao defender a indústria do tabaco e lançar dúvidas sobre o que a comunidade científica descobriu em termos de ligação tabaco-câncer. Informe-se a esse respeito e verá que o paralelo é exato.

    As causas e os riscos associados à mudança climática antrópica são bem conhecidos. É preciso agir. Não pode haver mais espaço para negacionismo.

  4. Parabéns Fabio! Gostaria que você continuasse suas críticas e comentários sobre segurança pública, pois a característica principal de seus textos é a coragem, perceptível nas linhas e entrelinhas! Boa sorte!

  5. Parabéns Sr. Fábio Pannunzio, o blog ficou ótimo com essa nova repaginada.
    Na oportunidade, gostraia de saber como procurar as matérias que já foram publicadas pelo antigo blog, pois, ao digitar no campo de busca não consigo acessar as matérias postadas anteriormente.
    O Brasil precisa de mais jornalistas como o Sr. que não se sente pressionado com interferências de quem quer que seja.
    Vai com tudo Sr. Fábio Panunzzio, te acompanho aqui e na tela da BAND.
    Um abraço e boa sorte

    1. Caro Marcos, o banco de dados do antigo blog vai ser importado nos próximos dias para que o material produzido volte a ficar à disposição para consulta. Agradeço a visita e as críticas. Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *